O QUE É CORREÇÃO MONETÁRIA IMOBILIÁRIA?
- Paula Hanser
- 27 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

A correção monetária imobiliária é o reajuste do valor do financiamento de acordo com os índices do mercado, visando manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato.
Essa possibilidade de reajuste está prevista na Lei nº 10.931/94, Artigo 46.
Conheça abaixo os principais índices de correção monetária praticados no Mercado Imobiliário, lembrando que esta é uma pequena introdução sobre o assunto, no fim da publicação estão disponibilizados links para as tabelas dos índices e estudo maior do tema:
INCC - Índice Nacional de Custo da Construção
Mede a variação do custo dos insumos utilizados em construções habitacionais e é calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice é utilizado para reajustar as parcelas dos contratos de compras de imóveis durante a fase de construção até a expedição do HABITE-SE.
IGP-M - Índice Geral de Preço de Mercado
Índice de medição de preços que vai desde bens industriais, matérias-primas até produtos ligados ao consumidor final.
O IGP-M, criado em 1940 pela FGV, é considerado um dos principais indicadores de inflação do país. aplicado em todas as parcelas após a expedição do HABITE-SE.
IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Amplo
Índice medido mensalmente pelo IBGE para identificar a variação dos preços no comércio. Ele é considerado, pelo Banco Central, o índice brasileiro oficial da inflação ou deflação. aplicado em todas as parcelas após a expedição do HABITE-SE.
CORREÇÃO MONETÁRIA ≠ JUROS
A correção monetária incide sobre o valor total de uma dívida e é aplicada sobre ela e também em cima dos juros. Já os juros são valores adicionados a uma dívida – uma quantia que foi parcelada ou está em atraso, são calculados de forma percentual E são cobrados de acordo com o montante do seu débito.
Links Úteis:
تعليقات